
O que é CLAREAMENTO DENTAL?
Basicamente é procedimento estético, que altera a colocação dos dentes. Podendo ser realizado em dentes vitalizados, ou desvitalizados, ou seja, pode ser feito em dentes naturais e vivos, e em dentes com tratamento endodôntico, famoso tratamento de canal, que normalmente acaba por escurecer o dente. Este procedimento DEVE ser realizado e acompanhado por um Cirurgião-dentista, pois apesar de ser um procedimento comum, pode acarretar em alguns problemas, que serão discutidos mais a frente.
O procedimento é indicado para qualquer paciente com questionamentos estéticos em relação a cor. Mais sua contra indicação existe, são esses: pacientes menores de 15 anos, grávidas, pacientes com cáries, restaurações defeituosas ou problemas gengivais e pessoas alérgicas a qualquer componente integrante aos géis clareadores.
Quais os tipos de CLAREAMENTO?
Existem duas formas de aplicação, aquela que é feita em casa chamada de CLAREAMENTO CASEIRO e a aplicação realizada no consultório, comumente chamada de CLAREAMENTO DE CONSULTÓRIO.
A diferença básica entre as duas formas de aplicação, está no percentual de clareamento e no tempo de tratamento, vamos explicar:
CLAREAMENTO CASEIRO – o tempo de tratamento varia em média 15 dias, e o percentual de clareamento varia de 16% até 22%. Não é indicado percentuais maiores, devido o risco de utilização inadequado e problemas como sensibilidade dentária aumentada e queimação na região das gengivas.
CLAREAMENTO DE CONSULTÓRIO – o tempo de tratamento varia entre 15 a 40 minutos cada sessão e o percentual de clareamento varia de 20% a 40%.
O clareamento para dentes desvitalizados, ou seja, que possuem tratamento de canal, são realizados no consultório, pois devem ser clareados de dentro para fora. A aplicação superficial em dentes desvitalizados não apresenta bons resultados, por isso os géis devem ser aplicados na parte interna dos dentes desvitalizados.
Cuidados após Clareamento
Independente de qual método realizado, para obter melhores resultados e maior duração do tratamento, faz-se necessário alguns cuidados após o procedimento.
Seguem algumas das orientações que damos;
- ALIMENTAÇÃO: evitar alimentos ácidos, como frutas cítricas e temperos mais fortes, uma vez que o tratamento pode causar um aumento de sensibilidade.
- HIGIENIZAÇÃO: a higienização deve ser adequada, e normalmente podemos orientar a utilização de algum produto para auxílio.
- HÁBITOS: existem alguns hábitos que são prejudiciais ao tratamento clareador, como: fumo, consumo de bebidas alcoólicas.
Receitas Caseiras para Clareamento: Vale a Pena?
Existem por ai, inúmeras receitas caseiras com a PROMESSA de que irá clarear seus dentes. Mas tenha cuidado com o que é sugerido pois, produtos abrasivos e ácidos, podem acabar por desgastar o esmalte dentário, até mesmo de maneira irreversível.
Por isso, é tão importante o acompanhamento e as recomendações dadas por seu Dentista.